segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Olhar Estrangeiro - Exibição

A Exibição do documentário "Olhar Estrangeiro" reuniu um público diversificado.
O documentário é uma crítica aos clichês produzidos pela indústria cinematográfica estrangeira em relação ao nosso país.
Após a exibição o público presente foi convidado à participar de um debate, iniciado por uma breve biografia e introdução à produção da diretora do documentário.

A discussão sobre o filme, a qual contou com intensa participação do público (entre os participantes, a convidada Sibelle Cristina, apresentadora do programa "Mais Mulher" exibido pela UnisulTV), abordou, entre outros pontos, o desconhecimento sobre o Brasil demonstrado pelos diretores, produtores e atores (norte-americanos e europeus) envolvidos em filmes que tinham o país como tema ou pano de fundo (o mesmo se viu em relação aos turistas estrangeiros entrevistados no documentário), além das motivações econômicas que levam os grandes estúdios de cinema estrangeiro a transmitir uma idéia equivocada sobre o Brasil ( o que também é explorado pelo setor turístico nacional).
Foi levantada também a possível responsabilidade de nós, brasileiros, em perpetuarmos os estereótipos de país sem regras e em constantes férias, onde a a população vive em festa e o que importa é praia, samba, futebol, carnaval e sexo.

Abaixo você pode visualizar os vídeos do debate.





Vídeo 2


Agradecemos a todos que participaram e a grandiosa parceria do SESC por colaborar com a realização das exibições.

Um comentário:

  1. Eu corrigi no meu texto mas aqui ficou "Sibelle". O nome da convidada é Sibéle... POdem corrigir? Valeu.

    ResponderExcluir